domingo, 10 de outubro de 2010

Trajes para book fotográfico


Quando a pessoa está prestes a fazer um book fotográfico a dúvida mais frequente é: Qual roupa usar?
Aconselho que a roupa seja aquela em que a pessoa se sinta mais a vontade e que tenha mais haver com sua personalidade.

Roupa: Jeans e uma blusinha básica é um ótimo look quando as fotos são externas. Vestidos, shorts, biquinis também podem ser usados durante a sessão.
Em geral sugerimos que a pessoa traga de 3 a 4 looks para um book personalizado.

Produções mais fashion são mais indicadas para fotos em studio.
Quero lembra-los também que cada book é único e no estilo de cada pessoa, vai muito do tema e de como a pessoa/modelo quer que seja.

Acessórios: brincos, pulseiras, chapéus, lenços, óculos, bolsas, colares...tudo é válido (não se preocupe em ousar, se parecer brega vai ter sempre algum produtor para lhe dar uns toques e arrumar seu look).
Dica: estude vários ensaios fotográficos em revistas, sites,  isso ajuda muito na hora de você criar e ter ideias de looks.

Dicas adicionais

Cabelo e Maquiagem

Cabelo limpo e de prefência solto, assim podemos ir adequando o penteado conforme a sessão fotográfica
Maquiagem: tudo é uma questão de estilo. Se a pessoa se sente confiante usando baton vermelho durante o dia, sem problemas. Use o make que mais lhe favorecer e adeque ao look escolhido.

No dia

Beba 2 copos de água ainda em jejum (para limpar e hidratar o organismo).
- Tenha uma alimentação leve, a base de frutas, verduras e legumes.
- Evite beber líquidos durante as refeições (para não dar estômago alto).
- Tome um banho morno e longo para relaxar.
- Tenha um dia normal, tranquilo, sem stress, brigas ou intrigas... Levante seu astral e sorria ! Afinal hoje é o seu dia!

Angulos fotográficos









Para produzir fotos bacanas, nem sempre é preciso ter grandes cenários  ou megas produções.

Compor boas fotografias exige atitute tanto da modelo quanto do fotografo, mas nada que seja algo díficil de se fazer.

Há quem curta fazer poses ensaiadas diante as cameras e também aqueles que são super descontraidos na hora de se exibir para elas.

Deixe a modelo confortável para a situação, feito isso fotografe e explore diversos angulos, pois nem sempre a fotografia tirada toda certinha é a mais marcante.


Fique bem na foto

Acredito que todos somos fotogênicos!
Para sairmos bem em fotos a regra principal  é saber se portar frente as lentes de uma camera fotografica, mas tem todo mundo tem essa habilidade.
A timidez e o nervosismo faz com que ao ver o disparo de um  fash ou simplismente o click de uma camera iniba nosso jeito de ser e se portar de forma natural ajuda e muito para se sair bem na foto.
Mas para quem acha não levar jeito nenhum para posar em fotos,segue abaixo algumas dicas:

Vista roupa com cores que lhe fiquem bem

Algumas cores complementam certas tonalidades de pele, enquanto outras tendem a salientar o pior.
Escolha a cor que mais contrasta com o seu tom de pele. Tenha também em consideração a cor do seu cabelo, muitas vezes a sua cor natural pode não ser a que melhor se adequa ao seu tom de pele; peça ao seu cabeleireiro um conselho. Experimente tirar algumas fotografias com novos looks, observe o resultado.

Determine o seu melhor ângulo

Encontrar o ângulo certo para o seu rosto é essencial para esconder os defeitos. A melhor coisa que pode fazer é experimentar esta técnica, utilizando uma câmara digital para que possa ver imediatamente os resultados de cada pose. Depressa se tornará óbvio quais são os ângulos mais lisonjeiros para si e podendo no futuro usar esse ângulo tanto quanto for possível. A pose clássica de modelo é a de colocar o seu corpo ¾ à frente da câmara com um pé à frente do outro e um ombro mais próximo da câmara do que o outro. Esta pose não é a melhor para todos, contudo poderá parecer um bocado ridículo usá-la numa fotografia de família.

Esconda os seus defeitos

O mal das fotografias é que devido a serem simplesmente imagens paradas de um ângulo num momento no tempo, nem todas mostram as melhores características. No entanto, podemos utilizá-las facilmente para esconder certas características de que não gosta. Se, por exemplo, um lado da sua face for menos belo, pose de maneira a não mostrar esse lado à câmara fotográfica, sempre de uma maneira natural, é claro.

Experimente fazer poses na frente do espelho, é um ótimo exercicio para descobrir seus pontos fortes e fracos.

Livre-se do duplo queixo

Incline ligeiramente a cabeça para baixo e experimente colocar-se de forma a que a câmara fotográfica fique um bocado acima do nível dos seus olhos. Isto esconderá de forma razoavelmente eficaz o duplo queixo. Pode também pôr uma mão sob o seu queixo como se estivesse a descansar a sua cabeça na sua mão (mantenha, se possível, o lado do polegar da sua mão fora da visão da câmara). Contudo não descanse realmente algum peso na mão, ou puxará a pele para uma posição pouco lisonjeira. Experimente também descansar a sua língua contra o céu-da-boca.

Mostre o seu pescoço

Um truque que os modelos utilizam muitas vezes é o de apresentar uma pose de ¾ para a câmara (mova a cabeça de modo a que ¾ fique exposta para a câmara, ao invés de uma fotografia totalmente frontal) e depois levante o seu pescoço e incline ligeiramente a cabeça para baixo. Isto aperfeiçoa a definição do rosto e ajuda a melhorar as rugas e a pele flácida.

Relaxe

Muita gente acaba por ficar estranha nas fotografias porque mantêm uma expressão facial esquisita, com um sorriso do tipo “olhó passarinho” na cara. Se está habituado que lhe tirem más fotografias, é porque provavelmente fica nervoso à frente da câmara e isto só piora as coisas. Se sabe que está para ser tirada uma fotografia, inspire profundamente e expire com naturalidade, relaxe os seus braços e ombros. Enquanto expira, sorria ou faça uma pose apropriada. Não sustenha a respiração, seja para dentro ou para fora, caso contrário poderá parecer que está tenso ou a sufocar. Se vir que a fotografia está a demorar, não entre em pânico e tente manter uma pose. Mantenha-se a fazer o que estiver a fazer e tente ignorar a câmara fotográfica. Pode não sair perfeita, mas terá melhores possibilidades do que se a câmara o fotografa a mudar de expressão facial. Quanto mais confortável e relaxado parecer, melhor ficará a fotografia.

Pense “pensamentos felizes”

Um sorriso pouco natural e forçado pode fazê-lo parecer "falso" e, sinceramente, estranho. Quando as pessoas estão a sorrir numa espera de que a fotografia seja tirada, os seus músculos faciais podem ser apanhados em todo o tipo de posições estranhas. Para remediar isto, tente cronometrar o seu sorriso para que não o tenha de suster por muito tempo. Imagine, também, algo realmente engraçado (não tenha medo de rir um bocado) ou pense em alguém – seu cônjuge ou filho, por exemplo – alguém que o faz feliz. Ao fazer isto, conseguirá um sorriso genuíno. Se não gosta do seu sorriso ou dos seus dentes, tente um sorriso mais suave, fechado ou parcialmente fechado. Independentemente de como escolher sorrir, quanto mais feliz e relaxado estiver, melhor.

Sorria com os seus olhos

Nada projeta melhor a felicidade e a beleza do que uns olhos sorridentes: uma expressão feliz e algo maliciosa dos olhos. Para conseguir este efeito, imagine que a câmara fotográfica é alguém por quem se sente atraído e que esse alguém entrou na sala. Isto leva a olhos mais largos e abertos e um sorriso relaxado. O mais certo é que esteja sempre a fazer isto de forma inconsciente, o truque é ser-se capaz de fazê-lo sempre que for necessário, portanto pratique os olhos sorridentes frente ao espelho.

Dê ouvidos à sua mãe

Lembra-se das vezes que a sua mãe lhe disse para não se curvar? Uma boa postura pode melhorar drasticamente a sua aparência nas fotografias. Estar corretamente sentado ou de pé dará um ar mais saudável e atento; se estiver num grupo sentado, ficará mais atraente que os seus colegas curvados. Lembre-se de respirar normalmente e relaxe os seus ombros. Especialmente se normalmente tem uma má postura será difícil estar em pé de forma direita e não parecer tenso, portanto pratique isto no espelho.

Arranje um fotógrafo melhor

Geralmente os fotógrafos profissionais conseguem mostrar a beleza das pessoas. Nem sempre se pode escolher o seu fotógrafo, mas pode sempre tentar-se... Se vai colocar uma fotografia em serviços de encontros amorosos on-line, considere contratar um profissional. Lembre-se que não existe nada como a primeira impressão! Se precisa de fotografias do rosto para modelo, arranje o melhor profissional que conseguir encontrar.

Edite ou realce as fotos

Se já tentou tudo e ainda não consegue uma boa fotografia de si, tente alterar digitalmente as suas fotografias. Alterar os efeitos de luz ou de filtro, podem, por exemplo, melhorar drasticamente a aparência da sua imagem.

Finja até conseguir

As pessoas que são frequentemente fotogénicas, não são  porque gostam muito de ser fotografadas. Consequentemente estão relaxados e felizes sempre que há uma câmara fotográfica por perto. Se não conseguir mostrar um amor genuíno pela câmara fotográfica, finja que gosta da câmara – imagine que a câmara é alguém que ama, um amigo que não vê há muito tempo, uma velha paixão, o seu filho aos três anos, seja o que for que precisa para olhar para a câmara com um olhar amoroso. Experimente, realmente resulta!

Dicas finais

  • Estude as fotografias dos modelos e de outras pessoas fotogénicas. Quando confortável com a sua personalidade, experimente imitar as suas posturas, mas lembre-se de que os modelos das fotografias não são o que a sua família ou amigos estão a procura numa fotografia. Esteja num ângulo ligeiro à câmara.
  • Quando estiver sentado para uma fotografia em grupo, certifique-se de que as cadeiras estão colocadas o mais próximo possível uma das outras. Em vez de se inclinar sente-se o mais direito e relaxado possível.
  • Peça aos seus amigos mais próximos que vejam as fotografias que tirou para o ajudarem a confirmar quando está melhor. Por vezes, um segundo par de olhos críticos são uma grande ajuda.
  • Considerando que as pessoas com caras altamente animadas têm mais probabilidades de serem fotografadas com uma expressão grotesca durante a transição. O vídeo frame-by-frame é uma boa maneira de ver as diferenças significativas entre fotogénico e o não tão fotogenico.
  • Pratique sorrir frente ao espelho. Depressa descobrirá qual o sorriso que parece falso e qual o mais lisonjeiro. Aprender como a sua cara se mexe ajudá-lo-á quando alguém pegar numa câmara fotográfica.
  • Mantenha a língua atrás dos seus dentes.
  • Use maquiagem. Os modelos das passarelas e as estrelas de cinema não têm necessariamente uma natureza perfeita, mas todos eles usam maquiagem para que pareçam perfeitos. Especialmente se tiver uma pele oleosa, com manchas ou com muitas rugas, experimente com diferentes cosméticos para esconder o “pior” e fazer sobressair o “melhor”.
  • Olhe sempre ligeiramente acima da câmara fotográfica quando está a ser fotografado. Jacqueline Kennedy Onassis utilizou sempre esta técnica em fotografias e retratos. Também ajuda a diminuir o efeito dos “olhos vermelhos”.
  • Puxar a estômago para dentro fá-lo-á parecer pouco atraente porque fará com que as suas costelas sobressaiam na camisa. Pior ainda, far-lhe-á parecer pouco confortável, o que nunca é atraente.

Atenção, seja você

Tenha a certeza que as suas fotografias se parecem consigo. Estes passos podem ajudá-lo a captar numa fotografia a sua beleza natural, mas se alterar demasiado as suas fotografias pode sujeitar-se a parecer alguém que não é. .

sábado, 9 de outubro de 2010

Desfocando

Desfocando item frontal



Desfocando fundo da foto



Dicas dessa técnica aqui

Como fotografar animais de estimação

Algumas pessoas podem até pensar que animais não são fotogênicos ou que são muito dificeis de se fotograr, mas o que muitos não sabem é que fotografar animais é algo bem divertido.

Dicas para fotografar animais

Ao nível dos olhos
Ponha-se de joelhos ou incline-se. Uma boa fotografia dos seus animais de estimação será ao nível dos olhos deles e não dos seus, estando os olhos deles a olhar para cima para si (também é aplicável a crianças pequenas.)

Modo “Desporto”
Se a câmara tiver o modo “desporto”, ative-o. Isso ajuda a capturar movimentos dos animais sem que haja borroes ou fotos tremidas.

Ambiente natural
Fotografe o seu animal de estimação no seu ambiente natural. Se o seu gato passa todo o tempo no sofá, então esse é o melhor local para fotografar. Se o seu cão passa todo o tempo no quintal, então esse é o melhor local para fotografar.

IMPORTANTE: Não faça cobranças, não exija do animal atenção voltada para as lentes da camera. Procure deixa-lo a vontade e com certeza você obterá as melhores fotos do seu animal de estimação.

Referencias: O meu olhar

Fotografando cachorro




Ficha técnica

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Dicas para fotografar bem



1) Enquadramento

Tente fugir do clichê de colocar o assunto sempre no meio da foto. Desclocar o objeto principal da imagem pode fazer toda a diferença para deixá-la mais interessante.

Divida mentalmente o visor da câmera em três colunas e três linhas, como em um jogo da velha. As intersecções das linhas são os pontos mais interessenantes da sua foto. As linhas em si também mostram pontos de destaque, para colocar os olhos de uma pessoa ou o horizonte, por exemplo.

2) Flash desnecessário

Uma das coisas mais complicadas na fotografia é aprender a usar o flash de forma correta. Usar o flash muito em cima pode deixar a foto toda clara, e muito longe, escura.

Lembre-se que o flash tem um alcance limitado, de normalmente três a cinco metros, às vezes um pouco mais. Não adianta deixar o flash ligado em uma foto onde o foco é um objeto a 30 metros.

Um bom exemplo de mau uso do flash são shows. Em linhas gerais, não é necessário luz extra alguma nesse caso. A luz do palco é mais do que suficiente para sua foto. Usar flash só vai iluminar as cabeças de quem está na sua frente, fazendo sumir o resto.

3) Flash necessário

Um ambiente escuro não é o único lugar onde o flash é um acessório necessário. Em uma foto contra-luz, por exemplo, o flash pode ser usado como preenchimento.

Quando você for tirar uma fotografia de alguém com uma fonte de luz ao fundo, como o sol, por exemplo, você pode notar que o sol vai ficar brilhante e somente a silhueta da pessoa vai aparecer. Neste caso o flash irá suprir a falta de luz, deixando ambos visíveis.

4) Cuidado com o fundo

Tenha muito cuidado ao selecionar o local onde você vai tirar um retrato. A escolha do que aparece ao fundo é tão importante quando o que vem em primeiro plano.

Cores vibrantes, linhas e outros objetos podem interferir ou tirar a atenção do foco. Um erro engraçado, porém muito comum, é tirar foto de uma pessoa em frente a uma árvore onde os galhos parecem formar chifres sobre sua cabeça.

5) Retratos

Aproxime-se. Quando o assunto é uma pessoa, o que se quer mostrar é, oras, a pessoa. Não tenha medo de chegar perto. Se quiser, pode até cortar um pouco da parte de cima da cabeça. A esta distância é possível reparar em detalhes como sardas e cílios. O que não pode acontecer é aquele monte de nada na volta e um pequeno sujeito no meio.

6) Olhe nos olhos

Tire fotos na altura dos olhos da pessoa. Para tirar foto de criança fique de joelhos, sente, atire-se no chão. Faça o necessário para ficar ao nível dela.

7) Fotos verticais

Muitos assuntos exigem uma foto vertical. Se o foco tiver mais linhas verticais, como um farol ou uma escada, vire a câmera.

8) Aproveite a luz

Não há luz mais bonita que a luz natural do sol. Sempre que puder, aproveite-a. Posicione-se de forma a deixar a fonte de luz à suas costas, aproveitando assim a iluminação. É impressionante quanta diferença pode fazer um simples passo para o lado.

A luz difusa de um dia nublado é excelente para realçar cores e suavisar contornos, sendo excelente para tirar retrados.

É preciso de muito cuidado ao usar o flash. A luz dele, além de forte, tem uma cor diferente a do ambiente. Uma luz dura vai deixar rugas e imperfeições muito mais aparente. Já notou como sempre se fica feio em foto 3x4? Eis a resposta.

9) Cor

A maioria das câmeras digitais vêm com controle de cor, ou white balance. Esse controle de cor faz com que o branco seja realmente branco sob determinada fonte de luz. Mas as configurações pré-selecionadas da câmera nem sempre são as mais indicadas para quem quer fidelidade.

A configuração para dias ensolarados, normalmente indicada por um pequeno sol, dá um tom mais amarelado às fotos. Essa tonalidade dá uma sensação de calor e afeto, tornando a foto mais interessante sob determinados aspectos.

Experimente bastante o controle de cor até acertar o que mais se adequa ao que você quer.

10) Experimente

Não há melhor dica do que esta: experimente. O segredo da fotografia está na tentativa e erro. Leia de cabo a rabo o manual da sua câmera, para saber tudo que ela é capaz, e tente todas as configurações possíveis.

A fotografia é muito subjetiva, não há regras. O mais importante é aprender a dominar a luz e sua câmera, para depois fazer o que quiser.